YOOtheme

 

O Agrupamento é constituído pelos seguintes estabelecimentos de ensino:

Jardim de Infância de Marinhais;

Jardim de Infância de Glória do Ribatejo;

Jardim de Infância de Granho;

Escola Básica do 1º Ciclo de Marinhais;

Escola Básica do 1º Ciclo de Glória do Ribatejo;

Escola Básica do 1º Ciclo de Muge;

Escola Básica do 1º Ciclo de Granho;

Escola Básica do 2º e 3º Ciclos de Marinhais.

Contexto físico e social

O Agrupamento Vertical de Escolas de Marinhais serve a população da área geográfica correspondente às freguesias de Marinhais, Glória do Ribatejo, Muge e Granho, situadas no Concelho de Salvaterra de Magos. Estas freguesias não apresentam diferenças sociológicas muito acentuadas entre si, havendo, no entanto, a realçar o facto de Marinhais (com cerca de 6000 habitantes) ser a que apresenta uma maior expansão demográfica decorrente da migração que se tem verificado, nos últimos anos, fruto do crescimento da construção de habitações. Na freguesia de Muge (com 1275 habitantes) têm vindo a fixar-se famílias mais carenciadas sobretudo na zona mais antiga da vila, apresentando uma população escolar escassa e com alguns problemas de integração. A zona industrial emprega a maioria da população activa e dá trabalho também a alguns habitantes das freguesias limítrofes. A freguesia do Granho (com 858 habitantes) é a mais isolada de todas, sendo também a mais distante da escola sede do agrupamento e tem uma população escolar que apresenta algumas dificuldades de integração. A freguesia da Glória do Ribatejo (com 3 432 habitantes) é a que mais tem mantido as suas características e preservadas as suas tradições, por não apresentar movimentos migratórios significativos. É também a freguesia cuja população escolar, nos últimos anos, tem apresentado melhores resultados.

As comunidades das freguesias têm tradições culturais que tentam manter e dinamizar através das respectivas associações culturais. A Escola tenta valorizar os saberes dos seus alunos através dos projectos que desenvolve com eles. Neste sentido, os Projectos Curriculares de Turma (PCT) constituem o instrumento de combate às dificuldades dos alunos tanto a nível dos saberes conceptuais e procedimentais, privilegiando a pedagogia diferenciada, como ao nível dos saberes atitudinais, contribuindo para atenuar as diferenças culturais ou outras que possam existir.

 

Dimensões e condições físicas do agrupamento

O Agrupamento Vertical de Escolas de Marinhais, tem pouco mais de 1200 alunos, foi constituído no ano lectivo de 2001/2002 e é composto pela Escola EB 2, 3 de Marinhais (sede do agrupamento), frequentada por mais de 550 alunos, pelas escolas EB 1 de Marinhais (com mais de 250 alunos), da Glória do Ribatejo (entre 100 e 120 alunos), do Granho (cerca de 30 alunos) e de Muge (cerca de 50 alunos) e pelos jardins de infância de Marinhais (90 crianças), da Glória do Ribatejo (mais de 70 crianças) e do Granho (entre 20 e 24 crianças).

As distâncias significativas entre os estabelecimentos de educação e ensino do agrupamento geram alguns problemas, sobretudo a nível da gestão dos recursos humanos, e inviabilizam o aproveitamento, por parte dos alunos, dos recursos existentes na escola sede, por não existir disponibilidade de transportes.  Os níveis de educação e ensino ministrados no agrupamento satisfazem a procura.

As instalações do 1º ciclo são, na grande maioria, “Plano Centenário”, o seu estado de conservação é pouco satisfatório e não apresentam grandes recursos a nível de espaços específicos (nomeadamente, salas de professores, espaços cobertos suficientes para o número de alunos no recreio, instalações adequadas à prática desportiva, biblioteca…). As actividades de enriquecimento curricular (AEC) decorrem nos mesmos espaços das aulas. As condições de segurança oferecem algumas preocupações, devido à planta dos edifícios que apresentam apenas uma escada de acesso às salas de aula do 1º andar. Nos dois últimos anos lectivos (2007 2009), já foi necessário recorrer à utilização de um monobloco, na escola EB1 de Marinhais, devido à carência de salas e no Jardim de Infância (JI) de Marinhais foi necessário adaptar a sala polivalente a sala de aula, para satisfazer a procura relativamente às crianças de três anos.

Os JI, à excepção do do Granho (que coabita com o 1º ciclo funcionando num anexo à EB 1), são construções recentes e adequadas ao desenvolvimento das actividades educativas e das actividades de apoio à família, oferecendo qualidade e segurança, mostrando-se porém insuficientes, em Marinhais, para cobrir a procura de crianças a partir dos 3 anos.